Conheça as vantagens e desvantagens do drywall
O drywall proporciona diversas vantagens para quem adota esse sistema, seja em uma obra residencial ou corporativa. Porém, esse sistema construtivo que cada vez ganha mais adeptos no Brasil, exige cuidados específicos que outras formas de construção não exigem, como mão de obra qualificada. Por isso, as conheça as vantagens e desvantagens do drywall.
1- Antes de virar parede de casa o drywall passa por um rígido controle de qualidade para garantir medidas precisas e acabamentos perfeitos. O que não acontece com as paredes de alvenaria, que dependem da qualidade dos produtos utilizados e da habilidade do pedreiro.
2- Reformar com drywall é muito mais simples. Basta desmontar o sistema e descartá-lo conforme as recomendações da Associação de Drywall.
3- Fazer a manutenção de sistemas hidráulicos, elétricos e de telefonia é muito mais fácil. É só fazer um recorte na parte que será verificada e depois colocar um remendo. O mesmo processo em uma parede de alvenaria demora muito mais tempo e gera entre 5% e 10% a mais de entulho.
4- O drywall é menos rígido que a parede convencional, mas em edificações com grandes vãos isso não é um problema, mas um ponto positivo. Por ser mais flexível o drywall trabalha melhor que a alvenaria que costuma trincar e fissurar com a movimentação estrutural.
5- O drywall atende as normas técnicas de desempenho quanto a peso, impacto, resistência a fogo e isolamento acústico estipuladas pela ABNT. Porém, se uma prateleira instalada em uma parede de drywall for sobrecarregada com mais de 20 quilos, poderá ocorrer danos ao sistema se não tiver sido usado os acessórios apropriados, instalados por um profissional capacitado.
6- Dizem que o drywall não tem isolamento acústico, mas o ar que fica entre as placas de gesso funciona para o som como uma barreira. Se as placas forem recheadas com lã mineral ou de vidro e reforçado com mais chapas de gesso acartonado, o sistema drywall vai dissipar e enfraquecer a onda sonora. Por isso, o drywall é utilizado em salas de cinema.
7- O colchão de ar formado entre as placas também propicia conforto térmico.
8- O drywall é bem mais leve que uma parede convencional feita com tijolos. Por isso, usar drywall na construção gera economia com a estrutura que pode ser menos robusta.
9- Como as paredes de drywall são mais finas, se o projeto de arquitetura for bem feito, é possível ganhar em torno de 5 metros quadrados de área a cada 100 metros quadrados, o que corresponde, por exemplo, a dez metros de armários embutidos.
10- As paredes feitas com drywall podem receber os mesmos acabamentos usados nas paredes de alvenaria como texturas, pintura, papel de parede, laminado, cerâmica e azulejo. A vantagem é que a superfície do drywall já vem pronta para receber esses revestimentos. Porém, é preciso ter cuidado ao colocar cerâmicas e azulejos. Para esses revestimentos é preciso usar uma argamassa específica e ter muito cuidado com o rejunte para não entrar água.
11- Para áreas molhadas como banheiros, cozinhas e outros ambientes existem as placas verdes de drywall, que contam com tratamento especial. Mas é preciso ficar atento e fazer a impermeabilização apropriada na parte inferior da parede, para evitar que a placa entre em contato com a água.
12- Ao contrário da alvenaria, um leigo não deve tentar instalar paredes ou pregar prateleiras e outros objetos em uma parede de drywall. O risco de danificá-la é muito grande. Por isso, antes de optar por esse sistema é preciso certificar-se de que existe mão de obra qualificada para instalar e fazer manutenção.
Fonte: UOL